sábado, 28 de setembro de 2024
Euro 6.1121 Dólar 5.4583

CARTÓRIOS AUMENTAM 43% REGISTROS DE MORTES POR CAUSA INDETERMINADA

Redação - 28/04/2020 15:24

Os cartórios brasileiros registraram alta de 43% no número de mortes por causa indeterminada notificadas no País desde o início da pandemia de covid-19 em território brasileiro, destaca o jornal O Estado de S. Paulo. Os dados, antecipados pelo jornal, foram divulgados nesta segunda-feira, 27, em novo painel do Portal da Transparência do Registro Civil, mantido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). Segundo especialistas, o aumento de óbitos sem causa definida pode estar associado a vítimas de coronavírus que morreram sem ter o diagnóstico da doença.

A alta refere-se ao período de 26 de fevereiro, data em que o primeiro caso de infecção por coronavírus foi registrado no Brasil, até 17 de abril. Em 2020, o País teve 1.329 mortes por causa indeterminada no período mencionado. Em 2019, 925 óbitos do tipo foram registrados pelos cartórios no mesmo intervalo. De acordo com especialistas, o dado pode ser mais um indício de subnotificação do número de óbitos por coronavírus no País. Com a falta de testes e a alta demanda sobre o sistema de saúde em algumas regiões, doentes podem estar morrendo sem ter uma avaliação médica.

Demora

As mortes por covid-19 registradas diariamente pelo Ministério da Saúde incluem óbitos que ocorreram há quase um mês e só recentemente foram diagnosticados, como mostra um boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira. “São óbitos que ocorreram em dias anteriores e foram plotados (relatados) agora”, explicou o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, que ressaltou que as Regiões Sul e Sudeste ainda não chegaram ao pico de casos, o que só deve ocorrer no próximo mês. Conforme os dados mais atuais do ministério, há 1.136 mortes sob investigação. Nesta segunda, o Brasil registrou 338 novas mortes e o total chegou a 4.543. Já o número de infectados subiu de 61 888 para 66.501.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.