A Caixa Econômica Federal espera um movimento de 2,3 milhões de trabalhadores nas agências e rede de lotéricos para sacar o auxílio emergencial de R$ 600, nesta segunda-feira. São pessoas sem conta em banco e que receberam o crédito em poupança digital. Ao todo, estão nesse grupo 14 milhões de informais que vão poder retirar os recursos de forma escalonada, entre os dias 27 de abril e 05 de maio, de acordo com o mês de nascimento. O calendário começa com os nascidos em janeiro e fevereiro.
Segundo a Caixa, do total de R$ 27,7 bilhões pagos até agora, 40% foram creditados em conta poupança digital. Os beneficiados já podiam movimentar os valores, fazer transferências para outras contas e pagar compras pelo aplicativo Caixa Tem. Mas este dispositivo apresentou problemas de instabilidade, por número excessivo de acessos segundo o banco e muitas pessoas não conseguiram movimentar os recursos. Para sacar em espécie, é preciso gerar um código por meio do Caixa Tem. Esse código libera a retirada nos caixas eletrônicos ou em lotéricas.
A Caixa informou que foram finalizados 48,4 milhões de cadastros no aplicativo e site até às 10h desta segunda-feira. Trata-se de trabalhadores que não estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Ministério da Cidadania e que tiveram que solicitar o auxílio, fazendo uma autodeclaração. Os dados estão sendo repassados aos lotes à Dataprev para cruzamento de dados e autorização do pagamento.
Foto: divulgação