Nesta quinta-feira (23), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) se debateu com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a importância na transparência dos estados e prefeituras no enfrentamento da crise do Coronavírus e no planejamento para retomada das atividades. Também estiveram presentes, por meio de plataformaa online, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; o médico infectologista e diretor técnico do hospital de campanha de Belo Horizonte, José Carlos Serufo; e o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.
No dia 6 de abril, o Ministério da Saúde divulgou critérios para retomada das atividades nos municípios, tendo como base um percentual mínimo de 50% de leitos de UTI disponíveis para tratamento de pacientes com o Coronavírus.
Na semana passada, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, foi o primeiro a vir a público com um plano para reabertura, trazendo os números e expondo a situação do estado.
Para o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, é justamente esse tipo de resposta que se espera dos governos estaduais e municipais. “A ação do governador Eduardo Leite é exatamente o que precisamos nesse momento e foi muito elogiada por todo setor de comércio e serviços. Queremos construir soluções conjuntas para minimizar os impactos dessa terrível crise, que já afeta a todos. Sem diálogo, isso é impossível. O nosso convite é para fortalecer os laços entre poder público, empresas e sociedade. Só vamos vencer isso se estivermos todos juntos”, afirma.