Um pequeno aparelho pode dar uma indicação se a pessoa está com sintoma de coronavírus. A informação é do médico Richard Levitan, que, em artigo publicado para o The New York Times, percebeu que os hospitais não estão detectando com rapidez suficiente a pneumonia mortal, que é causada pelo vírus. Segundo ele, quase todos os pacientes com Covid-19 tinham pneumonia, mas nem sempre essa pneumonia era detectada.
Segundo o médico, até pacientes sem queixas respiratórias tinham pneumonia causada pelo coronovaírus. Havia pacientes que não relatavam qualquer sensação de problemas respiratórios, mas no raio X se verificava uma pneumonia difusa com nível de oxigênio do paciente abaixo do normal. Isso porque a pneumonia da Covid causa inicialmente uma forma de privação de oxigênio chamada de “hipóxia silenciosa”, que é difícil de detectar.
Quando a pneumonia da Covid ataca os pacientes, no início eles não sentem falta de ar, mesmo quando seus níveis de oxigênio caem. E quando eles sentem a falta de ar já estão com níveis de oxigênio alarmantemente baixos e a pneumonia já é severa e as vezes não dá mais tempo para a recuperação. Levitan afirma que saturação de oxigênio normal para a maioria das pessoas no nível do mar é de 94% a 100%, mas os pacientes de pneumonia da Covid tem saturação de oxigênio de até 50%.
No artigo, que também foi reproduzido pela Folha de São Paulo, o médico relata que alguns dos seus pacientes tinham níveis de oxigênio notavelmente baixos, mas ainda usavam seus celulares, apenas respiravam mais rapidamente, e com um desconforto mínimo, apesar do nível de oxigênio perigosamente baixo e da pneumonia grave mostrada nos raios X. Segundo ele, o coronavírus ataca as células do pulmão, faz os sacos de ar murcharem e os níveis de oxigênio caem, mas os pulmões continuam funcionando, e os pacientes compensam o baixo nível de oxigênio no sangue respirando mais depressa e mais fundo, mas isso causa mais inflamação e o colapso de mais sacos alveolares, agravando a pneumonia. Então a hipóxia silenciosa progride rapidamente e gera falência respiratória de modo muito rápido.
O médico afirma no artigo, que existe uma maneira de identificar os pacientes que têm a pneumonia da Covid mais cedo para assim tratá-los com maior eficácia, e recomenda um aparelho capaz de detectar precocemente a hipóxia silenciosa. O aparelho seria um oxímetro de pulso.
Esses pequenos aparelhos são colocados na ponta de um dedo e em alguns segundos indicam a saturação de oxigênio e o ritmo dos batimentos cardíacos. Ao notar que seus níveis de oxigênio estão diminuindo, o paciente deve ficar alerta e ir para o hospital, especialmente se houverem outros sintomas de Covid-19. Segundo Levitan foi a detecção da hipóxia e o tratamento precoce, com monitoramento estrito que salvou a vida de Boris Johnson, o primeiro-ministro britânico.
O médico avisa que o aparelho atuaria apenas como um sistema de advertência precoce para os tipos de problemas respiratórios associados à pneumonia da Covid. Veja aqui o artigo do The New Yorh Times.