Os campeonatos de futebol estão paralisados em todo o Brasil por causa da pandemia do novo coronavírus. Ainda não está definido quando os torneios serão retomados e nem dá para saber como será a performance dos times quando voltarem a campo, mas é possível analisar o que eles fizeram no começo desta temporada. Um levantamento feito pelo Correio mostra o desempenho de todas as equipes que disputarão a Série B em 2020.
No topo do ranking está o Cuiabá, com 77,8% de aproveitamento. Apesar do bom desempenho, a equipe do Mato Grosso foi a que menos entrou em campo este ano, seis vezes, assim como o Sampaio Corrêa, que aparece em 7º lugar, com 55,6% de aproveitamento. Já o Confiança, vice-líder no levantamento com 73,3% de aproveitamento, disputou 15 jogos. Estreante na Série B, o Cruzeiro teve muitos tropeços e aparece na segunda metade do ranking, em 13º lugar. O time com pior desempenho é o Botafogo-SP, com apenas 26,7% de aproveitamento na temporada.
Único representante baiano na Série B, o Vitória aparece na 8ª posição no ranking. O rubro-negro está disputando três competições. No primeiro trimestre do ano, a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste ficaram sob responsabilidade do elenco principal, comandado pelo técnico Geninho. No Campeonato Baiano, o Leão foi representado pelo agora extinto time de aspirantes, treinado pelo já demitido Agnaldo Liz.
O projeto do estadual foi desfeito após a paralisação do campeonato, consequência da pandemia. No total, foram 17 partidas disputadas: sete vitórias, sete empates e três derrotas, o que equivale a um aproveitamento de 54,9%. Geninho comandou 10 jogos. Foram três pela Copa do Brasil, na qual o time empatou com o Imperatriz na primeira fase, venceu o Lagarto na segunda e perdeu para o Ceará no jogo de ida na terceira. A vaga na quarta fase do torneio segue em aberto e será definida no jogo de volta, ainda sem data definida.
Pela Copa do Nordeste, foram disputadas sete partidas: três vitórias e quatro empates. O rubro-negro é o segundo colocado do Grupo B do regional. Tem os mesmos 13 pontos do Confiança, mas perde para a equipe sergipana no número de triunfos (4 a 3). Ainda não está garantido nas quartas de final. Considerando só o elenco principal, o aproveitamento no ano é de 56,7%, o que deixaria o Vitória na 6ª posição no ranking.
No estadual, sob o comando de Agnaldo Liz, o Leão entrou em campo sete vezes. Venceu três jogos, empatou dois e perdeu outros dois – ficaram duas rodadas da fase de classificação pendentes. O aproveitamento é de 52,4%, o que, separadamente, faria o Leão cair para o 11º lugar no ranking de desempenho entre os 20 clubes que vão disputar a Série B. No entanto, esse elenco era formado por jogadores aspirantes, que não estão no primeiro plano para disputar a competição nacional. Com o fim do projeto, alguns serão incorporados ao grupo comandado por Geninho.
Foto: divulgação