Por: João Paulo Almeida
O novo ministro da saúde, Nelson Teich, afirmou hoje durante a sua posse, que esse é o maior desafio da sua vida profissional. Segundo ele a formação academia dele, em medicina, e o trabalho na área de oncologia no serviço de cidades menores ajudou ele a entender um pouco como funciona o sistema único de saúde no Brasil.
O novo ministro também falou sobre a importância de se obter conhecimento em relação ao Covid-19. Segundo Teich o mundo ainda não tem o volume de informações necessárias para se tomar qualquer decisão em relação ao vírus, e tudo que se faz hoje em dia é baseado em hipóteses de que vai funcionar.
“Tem que acompanhar também os indicadores sociais. Se tiver mais desemprego, pessoas que vão perder o plano de saúde, isso vai impactar o SUS. [Vamos buscar a] Informação detalhada, com qualidade, bem avaliada e bem estruturada. E formação de equipe. Coisa que pretendo trazer de forma mais intensa de transição de um ministro para o outro”, afirmou Teich no discurso de posse.
Mandetta: Antes do pronunciamento de Nelson, Mandeta falou algumas palavras sobre seu trabalho a frente do ministério. Exaltou o trabalho na atenção básica e melhorias na infraestrutura da saúde em todo país, além de um grande investimento em saúde da família e pesquisa.
Foto: reprodução Globonews