sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8331

ECONOMIA CHINESA ENCOLHE 6,8% NO PRIMEIRO TRIMESTRE

Redação - 17/04/2020 08:45

A economia da China encolheu 6,8% no primeiro trimestre em relação aos três primeiros meses do ano passado, a primeira retração desde 1992, quando começaram a ser registrados os desempenhos trimestrais do Produto Interno Bruto do país. A queda histórica na segunda maior economia do mundo ocorre após os esforços para conter o coronavírus, que surgiu pela primeira vez na China no final do ano passado, provocando o fechamento de fábricas, transportes e shopping centers.

Em plena propagação mundial do vírus, a China “enfrenta novas dificuldades e desafios para reiniciar a atividade e a produção”, disse em entrevista coletiva o porta-voz do Bureau Nacional de Estatísticas Mao Shengyong. Em seu esforço para deter a propagação do vírus, que deixou oficialmente mais de 3.300 mortos no país, a China adotou medidas de confinamento sem precedentes no final de janeiro, o que paralisou a atividade econômica. As vendas no varejo desabaram 15,8% em março em relação ao mesmo período do ano anterior, mas a produção industrial recuou apenas 1,1%.

Nos dois meses precedentes, as vendas no varejo recuaram 20,5% e a produção industrial, 13,5%. Apesar do progresso das condições de saúde nas últimas semanas, milhões de chineses seguem limitados em seus deslocamentos por medo  contrair o novo coronavírus. Entre abril e junho, a previsão é que a China volte a crescer, após registrar no primeiro trimestre sua “desaceleração mais severa desde a revolução cultural”, que terminou em 1976, avalia o analista Julian Evans-Pritchard, da Capital Economics. Mas isto não significa o fim dos problemas, adverte Evans-Pritchard: haverá aumento do desemprego, fraca demanda interna e condições econômicas difíceis no exterior que provocarão a queda nas exportações.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.