Os países mais pobres do mundo não terão de se preocupar com pagamentos de dívidas a credores oficiais do G20 por pelo menos um ano – afirmou o ministro saudita das Finanças, Mohammed al-Jadaan, nesta quarta-feira, 15.
Os ministros das Finanças do G20 e os diretores dos bancos centrais anunciaram uma suspensão da dívida após sua reunião virtual nesta quarta. O G20 observou que o acordo foi “aprovado pelo Clube de Paris” de grandes credores. “Todos os credores bilaterais oficiais participarão dessa iniciativa”, afirmou o G20, que pediu aos credores privados que se unam ao esforço.
Na terça-feira, 14, as potências industriais do G7 se mostraram a favor de uma suspensão temporária do pagamento da dívida das nações mais pobres do mundo, sujeita ao acordo do G20, para apoiar a luta contra o coronavírus. A iniciativa “fornecerá cerca de US$ 20 bilhões em liquidez imediata” para os países pobres usarem “para seu sistema de saúde e para apoiarem as pessoas que sofrem de COVID-19”, afirmou o ministro saudita em entrevista coletiva virtual.
“Temos um compromisso claro, por intermédio de organizações internacionais como o FMI e o Banco Mundial. Essa suspensão é um anúncio realmente importante que significa que os países pobres não devem se preocupar com seus vencimentos nos próximos 12 meses”, ressaltou.
Foto: Guia do Bitcoin