sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8331

ISOLAMENTO REDUZIU EM 27% TRANSMISSÃO DA COVID-19 NA BAHIA

Redação - 14/04/2020 10:14

A taxa de transmissão geral do novo coronavírus (Covid-19) sofreu redução de 27% com as medidas de distanciamento social adotadas na Bahia. Além disso, a suspensão da circulação de transporte intermunicipal em 10% das cidades baianas gerou um atraso entre os picos de infecção de Salvador e dos demais municípios.

As constatações são do “Boletim CoVida – Pandemia de Covid-19”, realizado por pesquisadores da “Rede CoVida – Ciência, Informação e Solidariedade”. De acordo com o levantamento, as medidas de distanciamento social e redução no fluxo dos transportes intermunicipais vêm achatando a curva da epidemia na Bahia.

Conforme o estudo, a Bahia tomou medidas gradativas para a prevenção do contágio pela doença entre 17 e 28 de março. Com isso, em 26 de março, se inicia os efeitos destas ações na taxa de transmissão. Como efeito destas medidas, o número de casos confirmados no estado até 6 de abril foi menor do que o projetado. Na data, 437 pessoas já tinham se infectado. Entretanto, um modelo criado sem a intervenção governamental aponta que a quantidade de doentes deveria ser maior que 800 até aquele dia.

O grupo ainda aponta que o distanciamento social continua sendo a mais importante medida de prevenção e controle da pandemia. Para os estudiosos, ainda é necessário manter reduzido o fluxo intermunicipal ao mínimo possível, mesmo entre municípios onde não há casos notificados.

 

Foto: Justin Paget/Superinteressante

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.