segunda, 20 de maio de 2024
Euro 5.5693 Dólar 5.129

FIEB PROJETA QUEDA DE 6,4% NO PIB BAIANO, MAS TRAÇA CENÁRIO MENOS PESSIMISTA

Redação - 14/04/2020 14:44 - Atualizado 14/04/2020

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB  divulgou nesta terça-feira documento estimando  os possíveis impactos da pandemia de coronavírus sobre a economia baiana. Foram construídos 3 cenários: um de alto impacto sobre a economia, outro cenário de baixo impacto e  cenário intermediário, de médio impacto, que resulta de uma média aritmética dos dois anteriores.

No cenário de alto impacto, a Fieb projeta uma  queda de 6,4% do PIB baiano em 2020, que, segundo o estudo,  representará uma perda de 8,8 p.p em relação ao que era esperado no início deste ano, ou seja, um crescimento do PIB da Bahia de 2,4%.  Caso confirmada, será a maior queda do PIB da Bahia desde que foi iniciada a série histórica.

No, cenário de baixo impacto, o PIB cairia 1%, na média, mas alguns setores teriam quedas maiores, como a Construção Civil, que terá redução de -3%. No primeiro cenário haverá uma queda estimada de 5,9% no total dos empregos formais da Bahia. No cenário de baixo impacto, a queda no emprego formal seria de apenas 0,3%. Neste caso, as empresas segurariam os trabalhadores para uma possível retomada rápida do crescimento.

No cenário de médio impacto, o PIB da Bahia sofreria uma queda de 3,3%. O documento alerta que “torna-se urgente reforçar a adoção de medidas que amenizem os efeitos desta crise” e que  diz que “se não forem implementadas providências urgentes para preservar as empresas, a recuperação se tornará ainda mais difícil, uma vez que a estrutura econômica pode se desorganizar, como uma reação em cadeia, o que tornará mais difícil a volta à normalidade após o controle da pandemia”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.