quarta, 08 de maio de 2024
Euro 5.4666 Dólar 5.0778

GRUPO BUSINESS BAHIA APRESENTA NOVA PROPOSTA PARA ICMS A RUI COSTA

Redação - 13/04/2020 14:40 - Atualizado 14/04/2020

Carlos Sérgio Falcão, presidente do Grupo Business Bahia, apresentou uma segunda carta ao governador Rui Costa para discutir a sobrevivência das empresas no estado. Composto por 250 líderes e gestores baianos, o grupo vem debatendo e elaborando propostas diante da crise da pandemia do novo coronavírus. Assim com a primeira carta apresentada a Rui e também ao prefeito ACM Neto, no dia 29 de março Falcão destaca que é preciso garantir soluções para empresas e assegurar os empregos gerados por elas. Ele também reafirmou o “desembolso expressivo” do ICMS no fluxo de caixa.

Em uma lista de considerações, o Grupo Business Bahia afirma que “ainda não houve, por parte do estado da Bahia, nenhuma medida efetiva anunciada em apoio a essas empresas” e que com base no Convênio 169/2017, seja instituído o “Parcelamento Especial de Crise”. O parcelamento seria direcionado a pequenas empresas, não optantes pelo Simples Nacional e também para médias empresas, considerando para estas “parcelamentos dos impostos apurados de abril; maio; junho e julho/2020, para pagamento em até 60 (sessenta) prestações mensais, a primeira exigível a partir de janeiro/2021”.

“Estamos convencidos que, se medidas como essa não forem decretadas, deverá haver um considerável aumento da inadimplência nos próximos meses, por incapacidade real de contribuição, o que resultará no aumento de despesas para gerenciar milhares de processos administrativos e ações judiciais, sem a respectiva previsibilidade de arrecadação no curto/médio prazo”, declara o presidente na carta.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.