A procura por regularização de CPF aumentou nos últimos dias por conta do cadastro para o Auxílio Emergencial oferecido pelo governo federal em decorrência da crise causada pela pandemia da covid-19. Um dos requisitos para o recebimento do benefício é a regularidade cadastral no CPF.
O e-mail corporativo de servidores da Receita Federal começou a funcionar no dia 19 de março para evitar que os contribuintes saíssem de casa. Na 5ª Região Fiscal que inclui BA e SE o e-mail é o seguinte: [email protected]
Após a regularização na Receita Federal, o usuário deve aguardar a atualização do CPF na base de dados do aplicativo da Caixa Econômica Federal.
Conforme informações da Agência Brasil, para o contribuinte que ainda estiver com problemas relativos ao CPF no cadastro do Auxílio Emergencial, a Receita Federal orienta que, preliminarmente, o cidadão acesse novamente o aplicativo da Caixa, em diferentes períodos do dia, buscando seu cadastramento, pois a habilitação pode não ser possível na primeira tentativa.
Persistindo a impossibilidade na habilitação por pendência no CPF no aplicativo da Caixa, verifique se o seu CPF encontra-se na situação “Regular” por meio da consulta no site da Receita Federal na Internet.
Caso o cidadão confirme que tenha a necessidade de regularizar dados do CPF, isso poderá ser feito gratuitamente pelo site da Receita Federal na Internet pelas seguintes opções: preferencialmente pelo formulário eletrônico “Alteração de Dados Cadastrais no CPF” e Pelo chat RFB.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil