O PIB do Brasil vai cair 5% afirma o Banco Mundial. O organismo multilateral divulgou hoje um relatório em que analisa os impactos da pandemia do coronavírus na América Latina. Se confirmada a projeção do Banco Mundial, será a maior recessão que o Brasil enfrentará em 120 anos. Segundo estatísticas históricas do IBGE, não há registro de uma queda tão grande da atividade desde 1901.
Até hoje, o maior tombo na economia ocorreu em 1990, quando houve retração de 4,35% – foi o ano do Plano Collor I e do confisco do dinheiro dos brasileiros. A segunda maior queda já registrada foi em 1981, quando o PIB caiu 4,25% na esteira da crise da dívida externa brasileira.
O economista-chefe do Banco Mundial para a região, Martin Rama, explicou que a pandemia impôs um “choque triplo” às economias latino-americanas. O primeiro deles ocorreu na demanda, com famílias comprando menos bens e serviços e grandes países como China demandando menos commodities. O segundo teve repercussões financeiras, com uma fuga de capitais estrangeiros maior até do que o observado na crise de 2008 e 2009. O último choque é de oferta, com as pessoas impedidas de sair para trabalhar.
Os dados fazem parte de um relatório semestral do escritório do economista-chefe do Banco Mundial para a América Latina e o Caribe, intitulado “A economia nos tempos da covid-19”. Segundo o documento, o forte choque sofrido pelas economias exige respostas de políticas em diversas frentes: para apoiar os mais vulneráveis, evitar uma crise financeira e proteger os empregos. Com informações do jornal Estado de São Paulo.