Thursday, 17 de April de 2025
Euro 6.67557 Dólar 5.8672

PREÇO DO GÁS DE COZINHA SOBE IGNORANDO DESVALORIZAÇÃO DO BARRIL DE PETRÓLEO

Redação - 08/04/2020 11:34

O gás liquefeito (GLP) para consumo residencial, popularmente conhecido como gás de cozinha, continua subindo apesar da desvalorização do petróleo nas bolsas de negociação do mundo. No Brasil, chega a custar R$ 115 para a população, segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustívies (ANP).

Segundo informações do Estadão, o preço do GLP vendido em botijões de 13 kg, atualmente, está subindo mais do que aconteceu com o óleo diesel nos meses que antecederam a greve dos caminhoneiros. Na prática, significa que a população, principalmente a de baixa renda, está sendo mais atingida hoje do que no período da crise do diesel.

De janeiro a março deste ano, o gás de cozinha ficou, em média, 0,28% mais caro, enquanto o petróleo WTI despencou quase à metade. No mesmo período de 2018, a variação do diesel foi de 0,24%, em um período em que o petróleo caia 1,52%. Os dados são do Instituto de Estudos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), que utilizou estatística da ANP.

“Estamos observando uma resistência à queda dos preços do botijão, apesar do preço do barril do petróleo ter despencado. Nesse cenário, o governo deveria considerar a execução de um novo programa de subvenção do GLP, a exemplo do que foi feito com o diesel durante a greve dos caminhoneiros”, afirma o coordenador Técnico do Ineep, Rodrigo Leão, responsável pelo estudo comparativo entre o petróleo e seus derivados.

 

Foto: Diário Grande ABC

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.