sexta, 10 de maio de 2024
Euro 5.5491 Dólar 5.154

INDÚSTRIA BAIANA CRESCE NA COMPARAÇÃO ANUAL PUXADA POR DERIVADOS DE PETRÓLEO E PAPEL

Redação - 08/04/2020 11:13

Em fevereiro, a produção industrial da Bahia cresceu 3,3%, na comparação com o mesmo mês de 2019. O resultado foi puxado pelo desempenho positivo da indústria de transformação, 3,9%. A indústria extrativa, por sua vez, teve queda de 7,7%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) Regional, divulgada hoje pelo IBGE.

Das 11 atividades da indústria de transformação pesquisadas separadamente no estado, 5 apresentaram avanços de produção. De forma similar ao que já havia ocorrido em janeiro, o resultado positivo do setor de transformação seguiu concentrado e teve forte influência da fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (41,9%) e de celulose, papel e produtos de papel (27,2%).

O segmento de derivados de petróleo é o de maior peso na estrutura industrial da Bahia e teve, em fevereiro, seu sétimo resultado positivo consecutivo, mostrando ritmo crescente de aumento da produção. Já o segmento de papel e celulose teve o segundo avanço da produção depois de sete quedas seguidas. Ainda assim, mostrou desaceleração no ritmo de crescimento em relação a janeiro, quando havia registrado alta de 31,6%.

Dentre as cinco atividades com queda de produção em fevereiro, os principais impactos negativos para o desempenho geral da indústria na Bahia vieram da fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (-21,3%) e da metalurgia (-48,0%).  O recuo na indústria automobilística em fevereiro atingiu todos os produtos investigados e veio após uma alta em janeiro (de 8,6%). Já a metalurgia mostrou o sexto recuo consecutivo na produção.

 

Foto: Elói Corrêa/ GovBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.