Em formato de blitz, agentes da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) organizaram filas de veículos na Praça Nossa Senhora da Luz, na Pituba, em Salvador, para que os profissionais da saúde realizassem a medição da temperatura dos ocupantes do veículo e, em seguida, caso alguém testasse acima dos 37,8°C , passava pelo teste rápido do covid-19.
Ao todo, serão 100 mil testes realizados em diferentes pontos da capital, sem aviso prévio e espalhados aleatoriamente pela cidade. A operação funciona da seguinte forma: as pessoas são abordadas de forma aleatória, sem precisar sair dos veículos, para fazer a aferição e quem estiver com temperatura acima de 37,8 ºC será encaminhado para o exame. O resultado é informado através de mensagem de celular, em prazo de de 8 a 10 minutos.
O prefeito ACM Neto acompanhou de perto o início dos testes rápidos na Pituba. “O teste não é obrigatório. No entanto, aquelas que se recusarem vão servir de controle para os nossos índices de avaliação. Organizamos um procedimento muito parecido com o teste alcoolemia. As pessoas serão paradas no trânsito, aleatoriamente, sem aviso prévio. Serão blitze rotatórias, volantes. Cada dia será numa região da cidade. A pessoa vai passar de carro, vai ser selecionada e feita a medição. A ideia é que a gente possa fazer a medição de todas as pessoas durante as blitze. Para não haver ou não gerar um caos no trânsito da cidade, vamos pegar os dados dela, preservando a identidade, tudo sob sigilo, vamos mandar um SMS com o resultado, isso vai fazer com que haja uma boa fluidez. Nao vamos parar o trânsito para que aguarde o resultado. É um procedimento simples, ágil e fácil”, explicou Neto.
Foto: German Maldonado/TV Bahia