Cerca de 10 municípios do estado da Bahia apresentam risco de ocorrência de epidemia de COVID-19 no curto prazo. São os munícipios de Camaçari, Salvador e outros da RMS e Lauro de Freitas, Porto Seguro, Feira de Santana, Ilhéus e Mata de São João.
Vitoria da Conquista e Alagoinhas também estão na lista, que foi feita a partir da instalação de transmissão sustentada e alta incidência nessas cidades. As informações são do último relatório da FioCruz e da FGV: Risco de espalhamento da COVID-19 e avaliação da vulnerabilidade socioeconômica por estado: Bahia, elaborado em no dia 02/04 e obtido pelo Bahia Econômica.
O relatório também informa que a Bahia tem cerca de 18% dos casos registrados na região Nordeste e cerca de 4% do total registrado no país. A notificação de casos adquiriu tendência exponencial e os principais focos de atividade de COVID-19 são a Grande Salvador e principais cidades do litoral sul.
Essas regiões e a região de Vitória da Conquista tem nível de vulnerabilidade geográfica alta para entrada e circulação geográfica do vírus (na ausência de medidas de redução de mobilidade). Para completar, o relatório informa que a incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado está em zona de risco, em nível muito alto considerando o histórico do estado. E recomenda o reforço na testagem de COVID-19, na medida em que existe uma atividade muito alta de SRAG no Estado.
Veja: Municípios baianos não tem leitos de UTI, nem respiradores para enfrentar a Covid-19. Veja o mapa.