sábado, 11 de maio de 2024
Euro 5.5609 Dólar 5.1608

DECISÃO DE LEWANDOWSKI FERE LEI TRABALHISTA, DIZ SINDILOJAS  

Redação - 07/04/2020 13:00 - Atualizado 07/04/2020

Por: João Paulo Almeida 

A decisão do ministro Ricardo Lewandowski  que determina que empresas que negociarem individualmente com seus empregados reduções de jornada de trabalho e de salários devam comunicar os acordos aos sindicatos foi duramente criticada pelo presidente do Sindicato dos Lojistas do Estado da Bahia, Paulo Mota. Segundo Mota a decisão fere a lei trabalhista em vigência que não obriga os sindicatos a participarem das decisões de acordos entre trabalhadores e funcionários.

“Essa é uma decisão que fere a lei trabalhista em vigência. Hoje um acordo firmado entre funcionários e patrões não precisa da presença dos sindicatos. A decisão do ministro é uma irresponsabilidade e não pode seguir em frente. Nós do Sindilojas vamos falar com a CNC e com todas as confederações da Bahia ligadas ao comércio para que elas entrem com uma medida para derrubar essa liminar do ministro Ricardo Lewandows visando a tentativa de manutenção dos empregos”, explicou em entrevista ao portal Bahia Econômica .

O prazo para a comunicação será de até dez dias corridos.  A partir disso, os sindicatos poderão deflagrar negociação coletiva. Caso os sindicatos não se manifestem, a negociação entre os interessados “prosseguir diretamente na negociação até seu final”. A decisão do ministro vem dentro de pedido contra a MP 936, que permite a suspensão temporária de contratos de trabalho e redução de jornadas e salários durante a pandemia de coronavírus.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.