O apoio de empresas privadas na prevenção e combate ao Covid-19 tem sido essencial neste momento de pandemia, avalia o Governo do Estado. As Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, fabricante dos produtos Brilux, a Ambev, o Grupo Boticário e as Lojas Americanas comprometeram-se em doar água sanitária, álcool em gel, itens de higiene pessoal e elástico para máscaras. Todos os produtos serão produzidos em unidades instaladas na Bahia e doados para a rede pública de saúde baiana.
“O Estado da Bahia é conhecido por sua forte parceria com todas as empresas aqui instaladas. Mantemos um bom ambiente de negócios, temos mão de obra qualificada e matéria-prima de qualidade. Poder contar com a solidariedade desses empresários em um momento de crise é motivador. O povo baiano agradece”, afirma o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico.
Brilux
As Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, em Salvador, distribuíram, na última sexta-feira (03), um lote de 24 mil litros de água sanitária para a Secretaria de Saúde da Bahia, e 12 mil litros para a Secretaria Municipal de Salvador. A medida contou com o apoio das empresas Braskem, Alliance, Jaguar, Cobap e Penha, que forneceram os insumos para a fabricação de todo material doado.
“Este é um momento em que todos devemos nos unir, poder público e iniciativa privada, para evitar a proliferação da doença. Seguimos firmes e confiantes na capacidade de recuperação do nosso povo”, ressalta Hisbello de Andrade, diretor presidente da Raymundo da Fonte.
Boticário
O Grupo Boticário intensificou a produção e o envase de álcool em gel, álcool líquido 70% e sabonetes para doação. Na Bahia, serão envasadas 10 toneladas e doadas ao Governo do Estado para distribuição em comunidades carentes. Serão distribuídas ainda três toneladas em álcool gel para unidades de Saúde de Camaçari e São Gonçalo dos Campos, cidades onde o Grupo Boticário tem fábrica e centro de distribuição, respectivamente.
“Entendemos o nosso papel como indústria de higiene e beleza e uma das maiores varejistas do país, por isso, queremos dar uma contribuição maior para a sociedade neste momento em que passamos por uma crise de saúde global. Sabemos que nosso compromisso vai além da produção e comercialização de produtos de beleza, estamos juntos na construção de um país mais justo e mais consciente”, reforça o CEO do Grupo Boticário, Artur Grynbaum.
Grupo Petrópolis e Ambev
As cervejarias também entraram na rede de solidariedade na luta contra o avanço do Covid-19 na Bahia. O Grupo Petrópolis firmou uma parceria com o Governo do Estado para produção e envase de cerca de 100 mil unidades de álcool 70%, em Alagoinhas. A solução antisséptica com glicerina é elaborada a partir do álcool extraído da cerveja e pelo álcool cedido pelo Estado por meio da doação de usinas sucroalcooleiras. O produto, envasado em embalagens PET de 500 ml, será repassado pelo Governo do Estado às prefeituras e órgãos de saúde, além de outras entidades assistidas pelo SUS.
O estado receberá também 30 mil unidades de álcool em gel da Ambev. A cervejaria dobrou a produção do item, chegando a 1 milhão de unidades, que serão doadas a todas as Secretarias Estaduais de Saúde do país. Para transformar o álcool em gel, o Centro de Engenharia da Ambev desenvolveu uma fórmula nova, que dispensa o uso do carbopol – uma matéria-prima que está em falta no mercado, o que dificultava a ampliação da produção. O produto doado pela Ambev será distribuído pelas Secretarias Estaduais de Saúde aos municípios de cada estado de acordo com as necessidades locais.
Lojas Americanas
Já as Lojas Americanas vão doar 50 rolos de elásticos para o Governo da Bahia, para fabricação de máscaras. A doação será entregue na próxima sexta-feira, dia 10.
Foto: Divulgação