quarta, 08 de maio de 2024
Euro 5.4888 Dólar 5.1077

ECONOMISTA ARMANDO AVENA DIZ COMO PAÍS PODE SAIR DO ISOLAMENTO MAIS RAPIDAMENTE

Redação - 02/04/2020 15:14

O economista Armando Avena afirmou, em artigo publicado nesta quinta-feira no jornal A Tarde, que o binômio isolamento total/testes massivos é a forma de vencer  a pandemia, e fazer com que as pessoas voltem mais rapidamente ao trabalho. Segundo Avena, o isolamento social  vai poupar milhões de vidas pois ao achatar a curva de contágio, preserva o sistema de saúde, que poderá atender um número muito maior de pessoas em condições adequadas.

Mas, segundo ele,  para que o isolamento tenha um fim é preciso que o país, os estados e os munícipios comecem a fazer testes massivos para saber quais as pessoas  estão curadas da doença e assim,  teoricamente imunizadas, podem ser liberadas do isolamento e voltar às ruas. O teste permite também checar quem está infectado e  mantendo para esses  a quarentena. Esse foi o sistema utilizado na  Alemanha a Coréia do Sul.

Confrontado com o custos dos testes, Avena disse que o governo está gastando bilhões com medidas econômica e poderia gastar um pouco mais com uma medida que vai permitir as pessoas voltarem a trabalhar. Além disso, propôs  que grandes empresas e  grandes bancos, que sempre lucraram bilhões à custa dos brasileiros, comprem esses testes, como fez a mineradora Vale que doou cerca de 5 milhões de testes ao governo.  Avena comenta no artigo como vai ficar a economia baiana frente as medidas adotadas para combater o coronavírus. Veja aqui.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.