Pesquisadores do Fundo Monetário Internacional (FMI) avaliam que, após ser superada a pandemia de coronavírus, a retomada econômica vai depender de medidas tomadas durante a crise.
“Se as políticas garantirem que os trabalhadores não percam seus empregos, os locatários e os proprietários de imóveis não sejam despejados, as empresas evitem a falência e as redes de negócios e comércio sejam preservadas, a recuperação ocorrerá mais cedo e sem problemas”, diz o texto, divulgado nesta quarta-feira (1º), que defende apoio público para que pessoas possam ficar em casa sem perder seus empregos.
Segundo informações do G1, os pesquisadores acreditam que a pandemia de Covid-19 é uma “crise como nenhuma outra”. “Parece uma guerra, e de muitas maneiras é mesmo. Pessoas estão morrendo. Profissionais médicos estão nas linhas de frente”.
Os pesquisadores apontam para um maior papel do setor público durante a crise, assim como acontece durante uma guerra. “Uma maior intervenção do setor público é justificada pela emergência, por tanto tempo quanto persistam as situações extraordinárias, mas devem ser oferecidas de maneira transparente e com cláusulas claras de caducidade”.
Foto: Michael Melo/Metrópoles