domingo, 06 de abril de 2025
Euro 6.41026 Dólar 5.847

COVID-19: ALTA DEMANDA FAZ QUALIDADE DA INTERNET CAIR

Redação - 31/03/2020 15:20

A alta demanda por internet banda larga tem feito a qualidade das conexões cair na rede fixa, que normalmente apresenta maior estabilidade do que a móvel. A situação está sendo desencadeada pelo maior número de pessoas em casa por conta de medidas de isolamento contra o coronavírus, que utilizam rede de acesso fixo.

De acordo com o professor do Departamento de Engenharia de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará (UFC), João César Moura Mota, a queda na qualidade da banda larga, neste momento atípico, é praticamente inevitável, já que a capacidade das operadoras “pressupõe que nem todo mundo utiliza o serviço ao mesmo tempo”. “Há referências, mas nada que pudesse preparar as empresas para a demanda atual. O número de acessos vendidos é bem maior do que a quantidade de linhas disponíveis”, explica.

Neste mês, as operadoras Algar, Claro, Nextel, Oi, TIM e Vivo anunciaram que estavam “deixando a competição em segundo plano” e tomando ações conjuntas para garantir a conectividade diante da mudança no perfil do tráfego de internet, já que, com o isolamento social, a demanda subiu acima do esperado. Na ocasião, as empresas, por meio de comunicado, disseram que redobraram os cuidados na operação das redes fixas e móveis e que instauraram um “plantão permanente de equipes de implantação, instalação, reparo e manutenção, que opera de forma contínua para assegurar a continuidade dos serviços”.

Já o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil) informa que, caso seja necessário, vai “implementar rotinas de contingenciamento e redirecionamento de tráfego para mitigar eventuais situações de congestionamento”. A entidade reforça que “a capacidade das redes de telecomunicações não é infinita, mas as empresas estão enviando todos os esforços para manter a segurança, a estabilidade e o funcionamento”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.