sábado, 18 de maio de 2024
Euro 5.5846 Dólar 5.1377

PRÊMIO NOBEL DIZ QUE ISOLAMENTO VAI MATAR A ECONOMIA E PROPÕE TESTAGEM MASSIVA IMEDIATAMENTE

Redação - 30/03/2020 08:30 - Atualizado 30/03/2020

Em artigo publicado semana passada no New York Times, o  Prêmio Nobel de economia, Paul Romer, afirma que é preciso encontrar uma  alternativa à quarentena total, pois ela leva à “morte da economia”. No artigo “Will our economy die from coronavirus?”, assinado conjuntamento com  o reitor da Universidade Harvard, Alan Garber, ele diz que o desligamento econômico por algumas semanas é necessário, pois ajudará a salvar muitas vidas, mas é preciso ter melhores opções dentro de um mês, pois não se pode fechar a economia por muito tempo.

Segundo ele,  usando a quarentena total, seja por duas semanas ou dois meses, quando a retiramos, o vírus volta a se espalhar rapidamente. Os autores afirmam que, mesmo após a quarentena, quando se relaxa o isolamento, a epidemia volta a se desenvolver, e aquele que não foi infectado porque estava em casa pode, após o fim do isolamento, ser infectado rapidamente.

Segundo eles, não se pode seguir de quarentena por meses e meses e tampouco  impor um isolamento total e depois simplesmente relaxá-lo, porque o vírus volta. A solução solução, dizem eles, é expandir maciçamente a capacidade de testagem da Covid-19, para que após dois meses ou mais de quarentena se possa saber quem precisa ficar isolado e quem pode ser liberado aos poucos. O cientista deu também uma entrevista ao jornal o Globo, onde explicou:

“Imagine que a quarentena do Brasil extermine completamente o vírus. Mas quando pessoas vindas de países que não adotaram essa estratégia entrarem no Brasil, os brasileiros voltarão a ser infectados. Logo, a melhor forma é isolar com base em testes recorrentes. E, a propósito, você não precisa rastrear as pessoas, violar sua privacidade, para isso. Basta garantir que aqueles que foram diagnosticados com a doença fiquem em confinamento por um tempo”

A solução seria fazer a quarentena por 2 meses e passar a isolar com base nos resultados dos testes. A estratégia é semelhante à adotada na Coreia do Sul. Em editorial, na edição desta segunda-feira,  portal Bahia Econômica está propondo que o o governador Rui Costa e o Prefeito ACM Neto, não esperem o governo federal, e adotem imediatamente essa estratégia para Salvador. Veja aqui.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.