terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.5416 Dólar 5.1999

JW PROPÕE “SALÁRIO QUARENTENA” A QUEM GANHA ATÉ 3 SALÁRIOS

Redação - 30/03/2020 18:30

O senador Jaques Wagner (PT-BA) protocolou, juntamente com os demais senadores petistas, projeto de lei que cria o Salário Quarentena, para garantir renda a 30 milhões de trabalhadores no período de enfrentamento à pandemia de coronavírus. Trata-se do maior programa de garantia de renda da história, uma vez que concede proteção integral a todos os empregados formalizados que ganham até três salários mínimos, ou seja, 80% dos trabalhadores brasileiros. Proposta semelhante foi protocolada por parlamentares petistas na Câmara.

Pelo projeto, o governo deverá pagar 75% do salário a todos os trabalhadores com carteira assinada por empresas alcançadas pelas medidas de suspensão compulsória total das atividades ou de redução das suas atividades. Para aqueles que trabalham em Micro e Pequenas Empresas inscritas no Simples, o governo deverá pagar 100% do salário. Já para os trabalhadores de médias e grandes empresas, o governo pagará 50% do salário.

CRÉDITO PARA EMPRESAS

Um segundo projeto protocolado pelo grupo propõe a criação de uma linha especial de R$ 300 bilhões do Banco Central para assegurar os empregos, com garantia de capital às micro, pequenas, médias e grandes empresas. A proposta assegura recursos às empresas em condições especiais — juro fixo, limitado à Selic no momento de concessão do crédito, com carência de 24 meses e pagamento a ser feito a partir de 2022, parcelado em 60 meses. No caso do empréstimo para pagamento de folha de empresas maiores a quem ganha acima de três salários mínimos, a ideia é que o dinheiro seja creditado diretamente na conta do trabalhador.

 

 

Foto: Jorge William / Agência O Globo

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.