sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

DECRETO DE NETO DE FECHAR COMÉRCIO DE RUA NÃO AGRADA LOJISTAS

Redação - 27/03/2020 14:50

Por: João Paulo Almeida

O prefeito ACM Neto anunciou ontem um novo decreto que determinas o fechamento das lojas e comércios de rua a partir do próximo sábado (28) na capital baiana. O democrata informou, em comunicado feito durante transmissão ao vivo para as redes sociais, que a pedido dos próprios comerciantes, as lojas deverão ficar fechadas até o dia 4 de abril, data que os shoppings centers voltam a funcionar.

Em nota enviada ao portal Bahia Econômica, o presidente do Sindicato dos Lojistas do Estado da Bahia criticou a medida do prefeito afirmando haver uma seleção em escolher o que pode ou não abrir na capital. “Lamentável o decreto. O Sindilojas Ba não foi ouvido e nunca aceitaria essa iniciativa. O livre mercado é que regula o mesmo e não intervenções bisonhas. O sistema federativo no Brasil está aos frangalhos. Desemprego presente para os comerciários pois o sindicato que os representa recusou uma CCT emergencial que garantia os empregos. Os maiores empregadores vão ficar fechado. chega de improviso. Precisamos produzir para manter o emprego dos nossos parceiros o comerciário”, disse.

A Prefeitura afirmou que se reuniu com associações de comerciantes, como a CDL e a FCDL, para discutir as possíveis saídas para minimizar o impacto do surto no setor. Segundo Neto, alguns empresários defenderam que fosse decretado o fechamento, já que abrir os seus negócios já implica em um custo diário. “Ouvimos diversos segmentos, nos preocupamos em ouvir o pequeno comerciante, porque sabemos que existem várias situações muito diferentes, tem as grandes redes de loja, tem os lojistas, empresários, mas tem aquele comerciante que é praticamente o patrão de si próprio, abre a loja vai pro balcão”, relatou.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.