O combate ao coronavírus é intenso nos municípios e estados de todo o Brasil. Em Salvador, decretos municipais já fecharam grande parte do comércio local. Um dos últimos setores a atenderem essas medidas também sofrerá com a crise causa pela Covid-19, as lojas e comércios de rua serão suspensos a partir do próximo sábado (28) na capital baiana.
O prefeito ACM Neto anunciou que o novo decreto será publicado nesta sexta-feira (27), e entrará em vigor dentro do prazo legal de 48h. O prefeito informou, em comunicado feito durante transmissão ao vivo para as redes sociais, que a pedido dos próprios comerciantes, as lojas deverão ficar fechadas até o dia 4 de abril, data que os shoppings centers voltam a funcionar.
A Prefeitura se reuniu com associações de comerciantes, como a CDL e a FCDL, para discutir as possíveis saídas para minimizar o impacto do surto no setor. Segundo Neto, alguns empresários defenderam que fosse decretado o fechamento, já que abrir os seus negócios já implica em um custo diário. “Ouvimos diversos segmentos, nos preocupamos em ouvir o pequeno comerciante, porque sabemos que existem várias situações muito diferentes, tem as grandes redes de loja, tem os lojistas, empresários, mas tem aquele comerciante que é praticamente o patrão de si próprio, abre a loja vai pro balcão”, relatou.
Foto: Reprodução Arquivo Revide
Foto destaque 2: Margarida Neide/Ag. A Tarde