O volume do setor de serviços na Bahia cresceu 2% em janeiro, frente a dezembro de 2019, na série com ajuste sazonal. O resultado positivo veio depois de duas quedas seguidas no fim do ano passado (-1,3% de outubro para novembro e -2,0% de novembro para dezembro).
Nessa comparação, o desempenho dos serviços baianos foi superior à média nacional (0,6%) e acompanhou o movimento de avanço verificado em 16 dos 27 estados.
Apesar do bom desempenho frente a dezembro, janeiro de 2020 foi pior para o setor de serviços na Bahia do que janeiro de 2019. Registrou queda de volume (-3,6%) nessa comparação, a terceira seguida no confronto com o mesmo mês do ano anterior e mostrando um leve aumento de ritmo de recuo: o volume de serviços prestados no estado já havia recuado 3,2% tanto em janeiro de 2018 quanto em janeiro de 2019.
Nesse confronto, o desempenho dos serviços na Bahia (-3,6%) ficou bem abaixo da média nacional (1,8%). Assim, nos 12 meses encerrados em janeiro os serviços seguem acumulando resultado negativo na Bahia (-2,2%), diferentemente do cenário do país como um todo, onde se verifica uma variação positiva nesse indicador (1,0%). Todas as informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje pelo IBGE.
Foto: Elza Fiúza /Agência Brasil