domingo, 19 de maio de 2024
Euro 5.5846 Dólar 5.1377

MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS PUXAM ALTA DO VAREJO BAIANO EM JANEIRO

Redação - 24/03/2020 14:45

Em janeiro, na Bahia, 4 das 8 atividades do varejo restrito (que exclui as vendas de automóveis e material de construção) tiveram altas nas vendas, frente ao mesmo mês de 2019. Assim como já tinha ocorrido em dezembro do ano passado, o maior aumento foi registrado pelo segmento de móveis e eletrodomésticos (10,4%), que teve o quinto resultado mensal positivo consecutivo (cresce desde setembro de 2019).

A atividade também exerceu a principal influência positiva para o desempenho do varejo como um todo, no estado, novamente puxada com mais força pelos eletrodomésticos (13,9%), enquanto as vendas de móveis cresceram em menor intensidade (2,4%). Os combustíveis (7,6%) tiveram o segundo maior aumento nas vendas e deram a segunda maior contribuição para o avanço do varejo baiano em janeiro. As vendas dessa atividade crescem seguidamente há nove meses, desde maio do ano passado.

Dentre os quatro ramos do varejo baiano com recuo nas vendas em janeiro, o que mais puxou para baixo o desempenho geral do setor na Bahia foi o de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-4,5%). Apesar de ter apenas a terceira queda mais profunda, a atividade dos supermercados é a que tem mais peso na estrutura do comércio varejista no estado. As vendas nesse segmento caíram pelo segundo mês seguido, aumentando o ritmo de recuo frente a dezembro de 2019 (quando havia se retraído -1,7%).

O segmento de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-2,8%) também teve influência importante no sentido de segurar o avanço das vendas do varejo baiano em janeiro. A atividade caiu pelo quarto mês consecutivo.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.