O governo federal decidiu nesta segunda-feira (23) incluir o Irã na lista de países com restrição para estrangeiros entrarem no Brasil por voos internacionais. A medida foi adotada em razão da pandemia do novo coronavírus. A decisão vale por 30 dias e foi publicada em edição extra do “Diário Oficial da União”. O ato é assinado pelos ministros Walter Souza Braga Netto (Casa Civil), Sergio Moro (Justiça), Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura) e Luiz Henrique Mandetta (Saúde).
O Irã é o sexto país mais atingido pela pandemia, atrás de China, Itália, Estados Unidos, Espanha e Alemanha. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 23 mil casos de coronavírus já foram confirmados no país. Nos últimos dias, o país decidiu fechar os santuários e libertar 85 mil presos. Além disso, pediu ajuda ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Na semana passada, o governo publicou uma lista com uma série de outros países que também estão com restrição, entre os quais China, Austrália, Japão e membros da União Europeia.
No último dia 19, o governo publicou uma portaria na qual determinou o fechamento de fronteiras do Brasil com países vizinhos da América do Sul, também em decorrência da pandemia de coronavírus. A medida vale para estrangeiros que estejam nesses países e queiram entrar no Brasil. Cidadãos brasileiros que estiverem nesses locais podem entrar no Brasil. O fechamento vai valer inicialmente por 15 dias, a partir desta quinta.
Foto: divulgação