O Brasil teria hoje mais de 17 mil casos do novo coronavírus – 9 vezes mais do que os 1.891 registrados oficialmente. Isso ocorre pelo baixo nível de testes que é feito no país, e pela existência de milhares de casos assintomáticos, o que gera uma alta sub notificação. Já o número de mortes poderia passar de 300, quase 10 vezes mais que as 34 notificadas.
A estimativa é do Centro para Modelagem Matemática de Doenças Infecciosas da London School of Tropical Medicine, do Reino Unido, que fez uma estimativa da subnotificação da covid-19 em vários países. Se o estudo for correto, o Brasil teria um números de casos semelhante a Alemanha e pouco menos da metade do registrado no Estado Unidos.
Isso significa que o registro de casos no Brasil é de cerca de 10% do total, percentual melhor do que o da Itália, cujos casos diagnosticados corresponderia a apenas 4,6% do total real. Número parecido com o da Espanha, 5,3%. França e Bélgica têm percentuais similares ao do Brasil, respectivamente 9,2% e 12%. (ESP)