Por: João Paulo Almeida
O prefeito ACM Neto (DEM) anunciou hoje (23) que bares e restaurantes de Salvador serão fechados a partir desta quarta-feira (25) por conta da pandemia de coronavírus. A medida da gestão municipal visa evitar aglomerações de pessoas e a possibilidade de transmissão da doença. Segundo Neto, apenas o serviço de delivery será permitido.
Em entrevista ao portal Bahia Econômica, o Sílvio Pessoa, presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (Fehba) afirmou que o momento econômico é muito ruim em todas as áreas do país e que para o comércio de bares e restaurantes é impossível se manter o pagamento dos funcionários sem a circulação de dinheiro nos estabelecimentos.
“O momento é delicado e a posição do trade inicial é pela manutenção da saúde das pessoas. Porém temos seis mil bares e restaurantes na cidade onde a grande maioria deles não tem reserva para se manter por 15 dias quem dirá pelo período inteiro da pandemia. Então é preciso que se tenha cautela e bom senso para evitar que o país quebre”.
O presidente ainda explica que a expectativa é que o desemprego multiplique por três nos próximos meses. “Hoje o país tem 13 milhões de desempregados e no final desse período pode ser que cheguemos a trinta ou quarenta milhões de pessoas. Então é preciso se pensar na economia, pois se não haverá como o país resistir”, disse.
Foto: divulgação