A Federação Amazonense de Futebol (FAF) e os oito clubes participantes do Amazonense de 2020 se reuniram nesta sexta-feira, na sede da entidade, em Manaus, e decidiram pelo término da competição. A opção pelo fim antecipado, em decisão tomada por conta da pandemia do coronavírus, foi unânime, apesar da falta de consenso em alguns pontos. Em contrapartida não foi decidido, por exemplo, se o campeonanto foi cancelado (como se nunca tivesse acontecido) ou encerrado (considerando todos os jogos disputados).
No documento, assinado pelos representantes de Manaus FC, Nacional, São Raimundo, Fast, Princesa, Penarol, Iranduba e Amazonas FC, ficou definido que houve a decisão de paralisação do Campeonato Profissional 2020 e “chegou-se à conclusão de que não haverá mais o término da edição deste ano”. Assim, uma nova reunião vai acontecer para definir se terá ou não um campeão, se terá ou não times rebaixados e também os classificados para Série D e Copa do Brasil de 2021. Todos esses imbróglios serão sanados após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidir os próximos passos para este ano.
Durante a reunião, seis clubes (Nacional, Princesa, Fast, São Raimundo, Irandua e Manaus) votaram pelo cancelamento do campeonato. Já outros dois, Penarol e Amazonas, pediram o encerramento da competição.
Foto: divulgação