sexta, 28 de junho de 2024
Euro 5.9938 Dólar 5.5988

BANCO CENTRAL REDUZ SELIC EM 0,50 PONTO E TAXA VAI A 3,75%

Redação - 18/03/2020 18:25 - Atualizado 18/03/2020

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) anunciou nesta quarta-feira (18) um corte de 0,50 ponto percentual na taxa Selic, que foi de 4,25% ao ano a 3,75%.

Após o banco central dos Estados Unidos (Fed), anunciar no domingo sua redução emergencial na taxa de juros americana em menos de 12 dias, o Banco Central do Brasil passou por uma semana de pressão por novos cortes na Selic. Assim como outros países, os EUA tomaram a decisão para aumentar a liquidez no mercado em meio à crise gerada pelo avanço de coronavírus no mundo.

Quando se reuniu pela última vez para decidir sobre a Selic, em fevereiro, o comitê sinalizou que encerraria o ciclo de cortes – iniciado em julho de 2019, quando a taxa estava em 6,5% -, mas o cenário mudou bastante desde então com a pandemia, que mudou as perspectivas da política monetária dos bancos centrais.

A pandemia ameaça o comércio internacional, o turismo, decisões de gastos dos consumidores, os estoques da indústria e mexe com fluxos de capital. “É uma camada extra de complexidade à política monetária brasileira”, diz o Goldman Sachs em relatório desta quarta.

Votaram por essa decisão os seguintes membros do Comitê: Roberto Oliveira Campos Neto (presidente), Bruno Serra Fernandes, Carolina de Assis Barros, Fábio Kanczuk, Fernanda Feitosa Nechio, João Manoel Pinho de Mello, Maurício Costa de Moura, Otávio Ribeiro Damaso e Paulo Sérgio Neves de Souza.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.