Na próxima quinta-feira (19) está programada a procissão de São José, o padroeiro de Itabuna. É o maior evento religioso da cidade e reúne mais de seis mil pessoas. Em virtude da coronavírus a prefeitura de Itabuna publicou um decreto suspendendo eventos com mais de 50 pessoas, e não colocou os eventos religiosos. O Padre Gilvan, responsável pela a Catedral de Itabuna declarou na semana passada que a procissão só seria cancelada se tivesse um caso de coronavírus na cidade.
Desde a semana passada o governo do estado recomendou para população evitar aglomerações e eventos de massa como medida para conter o avanço do novo coronavírus. Entretanto, o chefe da pasta salientou que a decisão de suspender grandes eventos é dos gestores e organizadores. Na rede social muitas pessoas se manifestaram pela suspensão da procissão, por conta do risco do avanço do novo coronavírus. Vale lembrar que a procissão em Itapetinga foi cancelada.
O Ministério da Saúde deixa claro com base em números do mundo inteiro, aqueles que correm maiores riscos com o(Covid-19) são pessoas acima dos 60 anos e/ou portadoras de doenças crônicas, como a diabetes. Ou seja, o perfil de parte significativa dos envolvidos em tal solenidade religiosa. O bom senso precisa se sobrepor à tradição.
Foto: divulgação