Impulsionado por novas medidas para combater os efeitos econômicos do coronavírus, o Ibovespa subiu 4,86% nesta terça-feira (17) e encerrou em 74.628 pontos. Pela primeira vez desde 2008, o Federal Reserve (banco central americano, FED) anunciou que irá comprar dívidas corporativas diretamente com as empresas. Na França, 45 bilhões de euros devem ser injetados na economia. Nos Estados Unidos, o índice S&P 500 teve alta de 6%.
Na noite desta segunda-feira (16), o ministro Paulo Guedes fez o anúncio do pacote de 147 bilhões de reais de estímulo à economia, o que ajudou a impulsionar o movimento de alta pela manhã. Mas, por volta das 11h, o principal índice acionário brasileiro chegou a inverter a direção com a notícia da primeira morte por coronavírus no Brasil. No entanto, o movimento foi rápido e o indicador voltou a subir forte.
O dólar comercial oscilou negativamente depois de ultrapassar pela primeira vez a barreira nominal de R$ 5. Nesta terça (17), a moeda americana fechou sendo negociada por R$ 4,99.
Foto: NurPhoto/Getty Images