quarta, 01 de maio de 2024
Euro 5.5416 Dólar 5.1999

SSA TERÁ OPERAÇÃO ESPECIAL PARA RECEBER 30% A MAIS DE CHUVA

Redação - 16/03/2020 17:21

Para receber o período mais intenso de chuvas, que vai de março e junho, Salvador preparou um plano de ações que visa, além da prevenção contra deslizamentos e alagamentos, a implantação de oito novas sirenes do Sistema de Alerta e Alarme.

Lançada nesta segunda-feira (16), a Operação Chuva 2020 foi pensada levando em conta a previsão de que a capital baiana terá um aumento de 30% na média histórica de acúmulo de chuvas para o período, que era de 812,1 milímetros, segundo a Defesa Civil do Salvador (Codesal).

O planejamento deste ano conta com investimento de R$ 55 milhões. Na solenidade de lançamento do plano de ações, o prefeito ACM Neto disse que, para que sejam feitas as instalações das novas sirenes em áreas de risco, será aberta uma licitação. Atualmente, Salvador tem 11 sirenes em dez áreas de risco em funcionamento. Com o edital de licitação, a prefeitura pretende a aquisição de mais oito, com investimento previsto em R$ 840 mil. Salvador conta ainda com duas estações meteorológicas, instaladas no Parque da Cidade e Monte Serrat, e será lançada licitação para aquisição de mais seis estações hidrológicas.

Ainda segundo Neto prefeitura já possui um estudo das áreas de maior risco e que precisam de mais atenção. “Nós já sabemos quais as áreas de maior risco, mas o comprometimento deve ser de todos, que vai de não jogar lixo num canal e encosta até uma atitude mais necessária e urgente. Por exemplo, caso haja o acionamento das sirenes, as pessoas devem sair de casa imediatamente. Seguir o protocolo que a prefeitura já validou com a comunidade é fundamental. A gente começa, a partir de agora, a dobrar a nossa atenção e nosso esforço com relação às chuvas, que trazem muitos riscos”, completou.

 

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.