Governos estaduais e prefeituras estão tomando medidas para evitar surto de coronavírus no Brasil e se adaptar às recomendações do Ministério da Saúde. O governo federal diz que cada estado e município tem a responsabilidade de lidar com o cenário local de prevenção e combate à doença. Os cuidados são fundamentais agora para diminuir a velocidade de transmissão do vírus e, assim, evitar uma sobrecarga no sistema de saúde pública. Em Salvador, a prefeitura proibiu eventos para mais de 500 pessoas a partir de segunda-feira (16). Até a festa de aniversário da cidade será remarcada. Em Juazeiro, as aulas da rede municipal estão suspensas. E em Feira de Santana, a micareta da cidade foi adiada.
São Paulo
Na cidade de São Paulo, todos os eventos com mais de 500 pessoas estão cancelados por tempo indeterminado. Já as aulas devem ser suspensas gradativamente na rede estadual e municipal: a expectativa é que as crianças fiquem em casa a partir da segunda-feira (23). O governo de São Paulo planeja formas de garantir o ensino à distância durante o fechamento das escolas por conta do avanço do coronavírus no país. O governo estadual diz ter acordo com a rede particular para adoção da medida e informou que planeja formas de garantir o ensino à distância durante o fechamento das escolas por conta do avanço do coronavírus no país.
Rio de Janeiro
No Rio, as redes pública e privada de ensino param já na segunda-feira (16). Além disso, decretos proíbem eventos desportivos, shows e atividades em cinemas, teatros e museus por pelo menos 15 dias. O governo diz até que PM poderá interditar praias para evitar a aglomeração de pessoas.
Pernambuco
No Recife, os grandes eventos públicos e privados, além de atividades em equipamentos culturais e esportivos administrados serão suspensos a partir de segunda-feira (16)
Distrito Federal
O governo prorrogou o decreto que determina a suspensão das aulas na rede pública de ensino do Distrito Federal e antecipa as férias escolares. Medida vale por 15 dias a partir da próxima terça-feira (16). Em relação às escolas privadas, cada uma deverá fazer o próprio calendário.
Minas Gerais
O governador Romeu Zema (Novo) decretou a suspensão de eventos oficiais com mais de cem pessoas por 30 dias em Minas Gerais. Medida será revista semanalmente.
Goiás
O governador decretou situação de emergência em saúde pública. Os eventos públicos e particulares estão suspensos por 15 dias, assim como visitas a presídios e a pacientes com coronavírus. A Prefeitura de Goianésia, no centro de Goiás, cancelou os próximos dois dias de aulas para 6,9 mil.
Paraná
A Universidade Federal decidiu fechar os restaurantes universitários a partir de segunda-feira (16). A prefeitura de Curitiba reforçou cuidados no transporte coletivo, como instalar álcool gel nos terminais e isolar bebedouros.
Rio Grande do Sul
O avanço do coronavírus provocou a suspensão de aulas para cerca de trinta mil estudantes de três universidades públicas a partir de segunda-feira (16). Entidades e locais públicos cancelaram eventos, seguindo a orientação da prefeitura para evitar eventos com mais de 100 pessoas.
Amazonas
Em Manaus, a Universidade Federal do Amazonas suspendeu as aulas por duas semanas. E a Universidade Aberta da Terceira Idade, por um mês. Eventos de carnaval marcados para fim de semana em Manaus também foram cancelados. G1 no BDC: perguntas e respostas sobre coronavírus, verão gelado e destaques do carnaval.
É muito importante também os cuidados de natureza pessoal. Cada um tem que ser responsável por atitudes que ajudem a reduzir a velocidade de propagação do vírus. São cuidados com a higiene, como lavar as mãos com frequência, limpar e desinfetar superfícies e objetos, como brinquedos e maçanetas e manter a casa abastecida com produtos de higiene, limpeza e remédios. Mas atenção para as quantidades: não vale a pena comprar produtos demais que depois vão perder a validade. Existem também algumas mudanças de hábito importantes enquanto a pandemia durar.