Um ranking das empresas com maior número de denúncias formais por parte dos soteropolitanos, no Cadastro de Reclamação Fundamentada da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), foi divulgado nesta sexta-feira (13).
A lista amplia as negociações com estabelecimentos mal avaliados e tem como objetivo beneficiar as relações das empresas com consumidores. O material é divulgado anualmente na semana do Dia Internacional de Defesa do Consumidor, festejado em 15 de março.
A lista de reclamações feitas em Salvador é liderada pelo Crefisa, empresa de crédito, financiamento e investimento, com 12 queixas diversas, como problemas no cálculo de prestação/taxa de juros e cobrança indevida.
Em segundo lugar está a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa), com 11 reclamações formais. As principais queixas são de vício de qualidade (mal executado, inadequado, impróprio), cobrança indevida/abusiva e serviço não concluído.
O Hipercard ocupa a terceira posição, com 9. As queixas mais frequentes são de falhas bancárias em transações eletrônicas, como transferências indevidas, saques indevidos.
A quarta empresa mais denunciada é o Banco BMG, que deixou 8 consumidores insatisfeitos. As queixas mais recorrentes são as de cálculo de prestação/taxa de juros, cobrança indevida e cálculo de antecipação de prestação.
No número 5 do ranking está o Cartões Itaú, com 7 queixas. A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) recebeu o mesmo número de reclamações, por cobrança indevida/abusiva: não fornecimento de documentos (escolares, recibo, nota, fiscal, vaucher, etc.) e dano material/pessoal decorrente do serviço. Também com 7 queixas, está a empresa Dacasa.
A lista conta ainda com o Banco Santander, com seis reclamações, e o Bradesco Cartões, com cinco, mesmo número da Caixa Econõmica Federal, Agibank e a Oi.
LG, Banco Pan, Riachuello, Magazine Luiza, Motorola e Ricardo Eletroacumulam quatro denúncias cada, seguidos por Área Sul Bahia, Banco Losango e Consul, com três.
Foto: Divulgação embasa