sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PROPOSTA DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL É EXPLICADA AOS VEREADORES

Redação - 11/03/2020 19:25

Em continuidade à série de atividades que buscam esclarecer o Projeto de Lei Complementar que pretende modificar as regras relativas ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) dos servidores públicos municipais, o secretário municipal da Gestão, Thiago Dantas, apresentou a matéria aos vereadores.

O texto enviado na semana passada pelo Executivo, e o presidente da Câmara, Geraldo Júnior, avalia com otimismo. “A proposta tem três pontos de destaque, que é a criação da Poupança Pública Previdenciária, a redução do déficit atuarial na ordem de 38% e a tributação, para quem ganha a partir de quatro salários mínimos, em contrapartida que, na Previdência estadual, a tributação é a partir de três salários mínimos”, ressaltou.

Segundo Thiago Dantas, o déficit do Município está na ordem de R$ 7,2 bilhões. Ele aponta que uma das causas para o problema é a maior longevidade da população, aspecto que exige readequação no planejamento previdenciário.

Conforme explicou, a ausência de adequação implicará na perda de recursos da União destinados à cidade. “A gente encaminhou dois projetos (para a Câmara), um de reforma à Lei Orgânica e o outro um Projeto de Lei Complementar. Em uma perspectiva mais ampla, o texto implementa a renovação voltada para a questão da governança”, disse. A alíquota de contribuição fixa prevista é de 14%.

 

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.