A Santos Brasil encerrou o ano de 2019 com lucro líquido de R﹩ 15,4 milhões, crescimento de 396,8% frente a 2018. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado do período somou R﹩221,6 milhões (margem de 22,8%) e o EBITDA pró-forma* recorrente foi de R﹩124,5 milhões (margem de 12,8%), um crescimento de 16,3% em relação a 2018. O investimento total realizado pela Companhia no ano foi de R﹩120 milhões, sendo a grande parte destinada ao projeto de expansão e modernização do Tecon Santos.
Em 2019, a Santos Brasil movimentou 1.169.014 contêineres em seus três terminais – Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA) -, volume 7,8% superior ao do ano anterior. O destaque ficou para o Tecon Santos que apresentou crescimento de 10,8% na movimentação de contêineres, somando 1.016.793 unidades, enquanto o Porto de Santos caiu 0,3% no mesmo período. A taxa de utilização do terminal superou 80% e o market share chegou a 39,5% (vs. 35,4% em 2018), de acordo com dados da Santos Port Authority – SPA (antiga Codesp).
O Tecon Vila do Conde, que recebeu investimentos de cerca de R﹩60 milhões em obras civis e equipamentos de cais e pátio nos últimos 24 meses, cresceu 1,4% em relação a 2018, superando a marca de 104 mil contêineres movimentados no ano. O Tecon Imbituba movimentou 47.959 contêineres no ano (queda de 25,4%) e o TEV, 177.699 veículos (queda de 26,5%), tendo sido negativamente impactado pela redução do fluxo de exportações de veículos.
A Santos Brasil Logística apresentou crescimento de 3,8% no volume de contêineres armazenados 2019 em relação ao ano anterior. A Companhia tem ampliado sua presença em operações do tipo 3PL (Third Party Logistics), integrando cada vez mais as suas operações e oferecendo serviços customizados em toda a cadeia de valor de seus clientes, com atividades que vão desde a embalagem e transporte das cargas, até o armazenamento e gestão de estoques.
De acordo com Daniel Pedreira Dorea, diretor econômico-financeiro e de relações com investidores, o ano de 2019 consolidou importantes avanços para a Santos Brasil, apesar do crescimento do PIB ter ficado em apenas 1,1%, trazendo impactos no volume de contêineres movimentados e no fluxo de importações. “Ganhamos participação de mercado e crescemos tanto o resultado operacional quanto o financeiro. No Porto de Santos, onde está o nosso principal ativo, crescemos 10,8% na movimentação de contêineres no consolidado do ano. No mesmo período, o porto caiu 0,3%. Ou seja, não apenas aumentamos market share como também agimos tempestivamente para controlar custos e despesas tão logo o cenário macroeconômico mostrou-se mais desafiador do que o inicialmente esperado”, diz.
A expectativa da Companhia para 2020 é de manutenção da sua trajetória de crescimento e a intensificação do ciclo de investimentos em seus ativos, visando a excelência de suas operações, ampliação dos serviços ofertados e aumento de produtividade.
Destaques do 4º Trimestre: No 4T19, o volume total de movimentação de cais dos três terminais operados pela Santos Brasil cresceu 4,9%, em relação ao 4T18, alcançando 289.863 contêineres. O Tecon Santos movimentou 252.771 contêineres no período (crescimento de 9,3% frente ao 4T18), superando o aumento de 5,1% do Porto de Santos.
O Tecon Vila do Conde movimentou 23.835 contêineres no último trimestre do ano, queda de 19,0% em relação ao 4T18. A movimentação de contêineres no Tecon Imbituba foi de 13.257 unidades, 16,0% menor que no 4T18. O TEV movimentou 35.656 veículos no 4T19, aumento de 6,6% em relação ao 4T18, apesar das exportações para a Argentina ainda não terem se recuperado. Já o volume de contêineres armazenados na Santos Brasil Logística caiu 3,1%.
No trimestre, a Companhia apresentou lucro líquido de R﹩10,4 milhões e EBITDA de R﹩70,7 milhões, com margem de 30,7%. Em base recorrente, o EBITDA pró-forma foi de R﹩26,3 milhões, com margem de 11,4%. A receita líquida consolidada totalizou R﹩230,3 milhões no período, alta de 4,0% vs. 4T18. O saldo de caixa e aplicações financeiras da Companhia em 31/12/2019 era de R﹩425,4 milhões.
Com a adoção do IFRS 16, o EBITDA dos terminais portuários e da Santos Brasil Logística deixou de refletir os gastos com arrendamento e aluguel. Buscando manter a análise comparativa com períodos anteriores e refletir, com mais precisão, o resultado operacional “caixa” da Companhia, foi calculado o “EBITDA pró-forma”, que subtrai as despesas de arrendamento e aluguel do EBITDA reportado. Ainda como consequência da nova metodologia contábil, houve incremento nas despesas de amortização do ativo intangível, impactando diretamente o resultado do exercício.
Foto: divulgação