quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.135 Dólar 5.833

SETUR ANALISA REQUALIFICAÇÃO DA IGREJA DOS ALAGADOS

Redação - 09/03/2020 08:02 - Atualizado 09/03/2020

Projeto de requalificação parcial da área externa da Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II, no bairro do Uruguai, Cidade Baixa, foi encaminhado pela comunidade local para solicitar apoio ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), conferindo ao lugar estrutura mais adequada para inserção no Turismo Religioso. Neste domingo (8), o secretário Fausto Franco visitou o templo, com técnicos da Setur, para conhecer a área e avaliar itens da proposta.

Entre as intervenções previstas estão a criação de rampa e portais de acesso, gradis em trechos perimetrais, iluminação, banheiros externos, espaço comercial e sinalização informativa e educacional. O projeto inclui ainda arborização e a instalação de uma estátua do papa João Paulo II, que fundou a igreja no dia 7 de julho de 1980.

“Este local, por onde já passaram três santos, confirma a grande vocação que a Bahia possui para o Turismo Religioso”, afirmou Fausto Franco, que assistiu à missa rezada às 9 horas pelo padre Thomaz, pároco da igreja, marcando o segundo Domingo de Quaresma e o Dia da Mulher.

Construída numa colina onde antes ficavam as históricas palafitas do bairro de Alagados, a Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II possui importância histórica e religiosa. Foi lá que, em 1935, a hoje santa Irmã Dulce começou a desenvolver seu trabalho de caridade, prestando assistência aos pobres. Em 1979, a também santa Madre Teresa de Calcutá passou pelo local a pedido do papa João Paulo II, que foi canonizado em 2014.

“É a única igreja do mundo inaugurada por um papa fora do Vaticano e também a primeira do mundo com o nome dele”, lembrou a assessora da paróquia, Hilda Almeida. “Esta colina é muito especial, chamamos isto aqui de um abraço da terra com o céu”, disse o padre Thomaz, que espera ver o local ser transformado em um santuário conservado e seguro, atraindo turistas do mundo inteiro.

 

Foto: Tatiana Azeviche/ Setur

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.