O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de 2019 ficou “dentro do previsto”. Mais cedo, nesta quarta, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o PIB cresceu 1,1% em 2019, registrando a menor alta em três anos.
“À medida que as reformas vão acontecendo, e elas vão ser implementadas, o Brasil vai reacelerando. Então, está tudo dentro do previsto. Eu nem entendi essa comoção toda: ‘Ah, 1,1%’. O que que eles esperavam? Era 1% que nós tínhamos dito que ia crescer no primeiro ano. No segundo ano, a gente acha que é acima de 2%, prosseguindo com as reformas”, declarou o ministro.
Depois o presidente Jair Bolsonaro também foi questionado sobre o tema. Disse que, apesar da crise do coronavírus, a expectativa é que em 2020 o PIB melhore. Questionado sobre como o governo avalia ter previsto o dobro de crescimento, o presidente respondeu: “A expectativa, é o que eu sempre falo: ‘Bota a expectativa mais baixa possível’, para evitar justamente esse tipo de pergunta.”
O resultado já era esperado pelos analistas do mercado financeiro, que passaram a projetar mais um ano de taxa próxima de 1%. No começo de 2019, a estimativa era de alta de mais de 2% no ano. De acordo com os dados do IBGE, o consumo das famílias cresceu pelo terceiro ano seguido em 2019 e ajudou a sustentar, mais uma vez, a expansão do PIB. As compras, porém, perderam fôlego diante da baixa confiança das pessoas no mercado de trabalho.
Foto: divulgação