Os primeiros resultados desta Superterça do Partido Democrata indicaram que o ex-vice-presidente Joe Biden confirmou a vantagem nos chamados estados do Sul e permanece vivo na corrida à Presidência dos Estados Unidos. Até as 6h30 (horário de Brasília), Biden vencia em nove estados, enquanto Sanders aparecia como vencedor em outros três.
Veja o cenário abaixo:
Distribuição dos delegados declarados até as 3h20 desta quarta-feira (1991 são necessários para vencer a nomeação democrata):
Após um início de campanha ruim, Biden obteve vitórias importantes na Virgínia e na Carolina do Norte — ambos atribuem boa quantidade de delegados. Além disso, ele obteve mais de 60% dos votos no Alabama, segundo indicam projeções. De acordo com sondagens divulgadas momentos antes das primárias, Biden era o candidato preferido dos eleitores negros — e os estados do chamado Sul concentram a maior parte desse eleitorado.
O ex-vice de Barack Obama também conseguiu bons resultados entre eleitores mais velhos e da ala mais conservadora do Partido Democrata, o que explicou o sucesso de Biden em alguns desses estados. Ele também contou com apoio de Pete Buttigieg e Amy Klobuchar, desistentes da campanha. Por isso, o bom momento de Biden indica uma derrota ao magnata Michael Bloomberg. O ex-prefeito de Nova York disputa o eleitorado da chamada “ala moderada” dos democratas, mas a própria equipe de campanha do milionário admitiu decepção com os resultados preliminares.
Aliás, a única vitória de Bloomberg foi na Samoa Americana, um pequeno território dos Estados Unidos no meio do Oceano Pacífico que atribui apenas seis delegados. Por isso, o ex-prefeito de Nova York anunciou que vai nesta quarta-feira (4) reavaliar se continuará a candidatura, segundo veículos de imprensa dos EUA.
De acordo com projeções, Bernie Sanders sairá vitorioso na Califórnia — estado que atribuirá o maior número de delegados nesta noite, 415 no total. Ainda faltaria saber quão ampla foi a vitória do senador entre os californianos. Isso porque Sanders conta com uma vantagem confortável na Califórnia para que conquiste bem mais delegados do que Biden. Assim, a disputa poderia ficar mais favorável para o senador.
Sanders chegou a aparecer na liderança no Texas, outro estado em que o eleitorado latino representa uma fatia grande dos votos. Porém, ao longo da apuração, Biden empatou e chegou a ultrapassar o senador. Além disso, Sanders confirmou a esperada vitória em Vermont, pequeno estado do nordeste norte-americano pelo qual o pré-candidato é senador. Ele também saiu vencedor no Colorado, graças ao eleitorado latino.
Esta Superterça indica que a disputa pela nomeação do Partido Democrata ficará entre Biden e Sanders. As recentes desistências de Buttigieg, Klobuchar e do ambientalista Tom Steyer após a prévia da Carolina do Sul já haviam afunilado a corrida. Após os resultados prévios desta Superterça, a tendência é que Elizabeth Warren deixe a disputa. Ela não chegou a declarar essa possibilidade, mas como não obteve bom resultado em nenhum estado, as chances da pré-candidata diminuíram. E ainda há a possível saída de Bloomberg nesta quarta.
Bem atrás na corrida, Tulsi Gabbard conquistou o primeiro delegado desde o início da disputa: apenas um, obtido na Samoa Americana. Em um placar destoante dos estados norte-americanos, o território do Pacífico colocou Bloomberg em primeiro e a deputada do Havaí em segundo.
Foto: Reuters/Caitlin Ochs