O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou durante coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira, 27, em Salvador, que não há suspeitos de coronavírus na Bahia.
“Não temos casos de suspeitos de portadores de coronavírus na Bahia. A investigação segue o protocolo de investigação de pessoas que apresentem sintomas e com possível contato com pessoas ou locais com histórico de contágio. Tem-se usado um teste chamado Multiplex, que investiga 21 diferente tipos de vírus, em no máximo 3 horas. O teste para o novo coronavírus só é rodado em caso de que nenhum desses multiplos vírus seja encontrado”, explicou Vilas-Boas, na sede da Sesab, no Centro Adminstratido da Bahia (CAB).
O gestor ressaltou que a Bahia já encomendou o teste e, caso seja preciso, a Secretaria vai ter como identificar a doença. “Antes do Carnaval, a Bahia já encomendou o painel de DNA do coronavírus nos Estados Unidos, que deve chegar na próxima semana. Enquanto essa importação não for feita, estabelecemos contato com a UFBA, que já fez essa compra, e ela irá emprestar o painel deles até o nosso chegar. Em caso positivo aqui na Bahia, é necessário uma contraprova no laboratório oficical do Ministério da Saúde.”, afirmou.
Até agora, três casos suspeitos foram investigados no Estado, nos municípios de São Desidério, Itabuna e Jequié. No entanto, Vilas-Boas contou que “se tratavam de H1N1 e a criança havia vários vírus”.