sexta, 03 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

POLICIAIS FEMININAS DEVEM REVISTAR MULHERES TRANS NO CARNAVAL

Redação - 24/02/2020 10:00 - Atualizado 24/02/2020

A Defensoria Pública do Estado (DPE-BA) recomendou à Polícia Militar da Bahia (PM-BA) que policiais femininas passem a revistar mulheres transexuais e travestis. A iniciativa deve começar a valer no Carnaval.

Um ofício direcionado ao comandante geral da corporação, coronel Anselmo Brandão, parte dos princípios do respeito à dignidade à pessoa humana e do reconhecimento do direito da pessoa em se identificar como do gênero feminino ou masculino.

A recomendação é válida para todo o ano. Além de especificar o gênero do profissional a revistar mulheres trans e travestis, a recomendação também sugere que homens trans escolham a forma de revista mais adequada para si mesmos – se revistados por um policial do gênero masculino ou por uma policial do gênero feminino.

Também é recomendado que as pessoas trans sejam referenciados com pronomes exclusivos ao gênero com o qual se identificam. Isso quer dizer que a mulher trans deve ser identificada como “ela” e “senhora” e homens trans, por sua vez, como “ele” e “senhor”.

 

 

Foto: G1

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.