quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5076 Dólar 5.1535

COOPERATIVAS DA AGRICULTURA FAMILIAR PARTICIPAM DO CARNAVAL

Redação - 22/02/2020 09:49 - Atualizado 24/02/2020

Mais de dois mil produtos da agricultura familiar baiana poderão ser consumidos durante o Carnaval em Salvador. Neste ano, pela primeira vez, produtos das cooperativas baianas marcam presença nos circuitos Dodô/Barra Ondina e Osmar/Campo Grande. A Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba) traz para o circuito carnavalesco as barrinhas de chocolate com 70% de cacau.

Já a Cooperativa Agroindustrial de Itaberaba (Coopaita) vai energizar a avenida com as barrinhas de cereais nutritivas de abacaxi, jaca e umbu. “Temos um produto que é saudável, de fácil manuseio, que pode ser levado no bolso e que dá aquele gás pra pular, dançar e se divertir. É saboroso e nutritivo”, afirma o representante da Coopaita, Eder Lima.

Também participam da festa a Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), presente com doce de corte de umbu, as geleias de umbu e de maracujá da Caatinga, e a Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), com as bananas chips.

Os produtos da agricultura familiar da Bahia poderão ser encontradas em camarotes como o Band Folia 2020, em Ondina, e da TVE Bahia, no Campo Grande, além de diversos pontos comerciais da capital baiana, garantindo uma alimentação saudável, antes, durante e depois da folia.

Castanha de caju, nibs, tapioca, palmito, licuri, farinha de copioba, mel e flocão de milho também são opções de alimentos saudáveis, produzidos pela agricultura familiar da Bahia, que podem ser consumidos durante o Carnaval, mas também nos outros dias do ano. A nutricionista Tâmara Ferreira destaca que, principalmente em momentos de festa como o Carnaval, o gasto de energia corporal aumenta.

Assim, o cuidado com a alimentação é necessário para evitar situações indesejáveis, que podem interromper os festejos. “A agricultura familiar é uma forte aliada para a manutenção da saúde. São produtos mais saudáveis, já que não utilizam agrotóxicos e fornecem uma maior quantidade de sais minerais, vitaminas, compostos e bioativos que contribuem para tratar e prevenir doenças, além de contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta”.

O público ainda pode adquirir em lojas como Grão de Arroz (Pituba), Viva o Grão (Corredor da Vitória, Pituba e Vilas do Atlântico), Saúde na Panela (Pituba), redes de supermercados Walmart, Todo Dia e Almacen Pepe (Pituba), Bodexpress (Imbuí), Mercado do Rio Vermelho e na Rede Moinho, que funciona na Feira Agroecológica da Universidade Federal da Bahia (Ufba/Ondina), todas às sextas-feiras, das 7h às 13h.

As cooperativas da agricultura familiar participam no Carnaval com apoio do Governo do Estado, por meio do Bahia Produtiva e Pró-Semiárido, projetos executados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio de empréstimo do Banco Mundial.

Foto: SDR

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.