sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

REFORMA DA PREVIDÊNCIA NO BRASIL LEVA ECONOMISTA BRASILEIRO A LANÇAR SISTEMA DE APOSENTADORIA EM DÓLAR NOS EUA

admin - 14/02/2020 14:40

Dólar é considerado um porto seguro para brasileiros em momentos de muita volatilidade no mercado. Ao longo de janeiro deste ano, o valor do dólar no mercado comercial bateu a maior cotação histórica em relação ao real em termos nominais (sem considerar inflação), valendo R$ 4,286. A valorização diante da moeda brasileira foi a maior para um mês de janeiro em dez anos. A reforma da Previdência no Brasil, aprovada no fim do ano passado, está levando brasileiros a buscarem soluções para poupar e ter uma renda no futuro. Existem mais de 185 moedas no mundo, a maioria delas é usada apenas em seus próprios países. Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), o dólar americano é o mais popular. O economista brasileiro que vive e atua nos EUA há mais de 30 anos, Carlo Barbieri, apostou nessa segurança do Dólar para criar um sistema de aposentadoria que garanta rendimentos na moeda americana.

“Desde o primeiro trimestre de 2019, o dólar representa 61% de todas as reservas cambiais conhecidas do banco central o que confere à moeda o aspecto global que tanto tem interessado aos brasileiros que nos procuram. O dólar é a moeda internacional primária em razão do seguinte fator: É estável”, afirma o economista que dirige a maior consultoria de investimentos brasileiros nos EUA, Oxford Group.

Pioneiro na iniciativa, o economista afirma que sua motivação foi ofertar ao brasileiro um caminho de rentabilidade e segurança para investir agora e ter uma segurança maior no futuro. “A força relativa da economia dos EUA suporta o valor do Dólar e tem registrado inflação relativamente baixa ao longo do tempo. É a razão pela qual o Dólar é a moeda mais poderosa”, explica Carlo Barbieri.

O economista tem razão. A Bolsa, que subiu 32% em 2019, perdeu 1,63% em janeiro, afetada principalmente pela saída de investidores estrangeiros, que tiraram mais de R$ 15 bilhões do mercado acionário local até o dia 28 de janeiro – dado mais recente. Já as aplicações em renda fixa que seguem o CDI e a caderneta de poupança seguem com rendimento baixo, por causa da taxa básica de juros, a Selic, que fechou 2019 em níveis historicamente baixos.

“O sistema que criei congrega investimentos em bancos de primeira linha com a confiança de empresas de crédito hipotecário (mortgage) especializada em crédito para não residentes nos EUA e também investimento imobiliário no país. A maior corretora de câmbio do Brasil também está conosco. Há uma oferta capitalizada de investimentos que atendem diferentes perfis de pessoas que querem proteger seus patrimônios ganhando retorno em dólar”, explica Carlo Barbieri.

Patrimônio em Dólar

Para o economista, a insegurança com o futuro no Brasil tem feito os brasileiros procurarem caminhos alternativos e mais confiáveis para proteger seus patrimônios e o próprio futuro de suas famílias. “No sistema que chamamos de “aposente-se em dólar”, o usuário conta com aplicações que oferecem condições para que uma pessoa ou família tenha um valor mensal ou anual disponível, em dólar, no prazo desejado. O programa tem opções de investimentos em ativos financeiros, no setor imobiliário e em negócios”, esclarece o economista e presidente da consultoria Oxford Group.

“O programa ‘Aposente-se em Dolar’ para investidores é uma forma para adquirir imóveis nos EUA, que darão uma receita média em torno de 6% a 8% ao ano, fora a esperada valorização do mesmo ao longo do tempo. A oportunidade de investimento na área imobiliária, nos EUA é, nos dias de hoje, a melhor alternativa no momento atual. Ela combina três importantes fatores: rentabilidade, segurança e perspectiva de valorização”, pondera Barbieri.

Medo do Brasil – Rentabilidade nos EUA

Para o economista as constantes fraudes envolvendo investimentos em fundos de pensão no Brasil, como o Petros, Funcef, Previ e Valia, por exemplo, descrebilizaram o Brasil para os próprios brasileiros. Segundo Barbieri, o medo de apostar no futuro em programas no Brasil foi uma das razões dos brasileiros que já estão apostando em seu programa ‘aposente-se em dólar’. “Mesmo antes do lançamento do programa já havíamos sido procurados por brasileiros que se dizem amedrontados com a possibilidade de investir no Brasil. Por outro lado, todo brasileiro sabe e confia, com base nos números, na economia e proteção americanos. O que eu fiz foi garantir renda e rentabilidade em dólar para quem está no Brasil”, pondera o economista.

Outro fator apresentado por Carlo Barbieri como decisivo na hora da escolha de onde investir para os Brasileiros é o receio com questões ligadas à uma eventual reforma tributária. Para o economista a legislação brasileira, mesmo o projeto que está em tramitação na Câmara dos Deputados, ainda não passou a credibilidade que o mercado requer para tornar o Brasil um bom lugar para se investir e poupar.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.