O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), não garantiu que participará da saída do Ilê Aiyê este ano. O presidente do DEM não participou do evento nos dois últimos anos. “Ainda não fechei minha programação”, declarou o prefeito segundo o A Tarde, após formalizar o apoio financeiro da gestão municipal a diversos blocos e grupos, como o próprio Ilê, Olodum e Filhos de Gandhy.
De acordo com a prefeitura, serão 110 entidades negras apoiadas para desfilar no Carnaval. O valor investido não foi informado. Ao explicar a ausência em 2018 e 2019, o prefeito alegou que tinha entrevistas agendadas no mesmo horário. Em anos anteriores, Neto foi vaiado ao chegar ao Curuzu, encarado tradicionalmente como reduto de setores da esquerda soteropolitana.
O prefeito negou, ainda segundo o jornal, que o apoio institucional interfira na sua decisão de comparecer ou não ao evento este ano. “Ano passado a gente ajudou o Ilê também. Uma coisa não tem nada a ver com a outra”, disse. O Vovô do Ilê é filiado ao PDT, partido que tem se aproximado do democrata, inclusive com a entrada de Léo Prates, secretário municipal de Saúde e aliado de Neto, na sigla.
Foto: Max Haack/Secom