sexta, 24 de maio de 2024
Euro 5.5914 Dólar 5.1451

EVO MORALES FORMALIZA CANDIDATURA AO SENADO BOLIVIANO

Redação - 04/02/2020 08:15

O ex-presidente boliviano Evo Morales formalizou, na noite da desta segunda-feira, a sua candidatura ao Senado do país, informou o Tribunal Superior Eleitoral da Bolívia. Refugiado na Argentina após renunciar à Presidência em novembro do ano passado, Morales vai encabeçar a lista do partido Movimento ao Socialismo (MAS) à Casa pela região de Cochambamba, no Sul da Bolívia — serão, ao todo, quatro titulares e quatro suplentes concorrendo às vagas. A eleição acontece no dia 3 de maio.

O ex-presidente está proibido legalmente de concorrer novamente à Presidência: ele deixou o cargo em meio a acusações de irregularidades na última eleição, em outubro do ano passado, quando disputada um polêmico quarto mandato. Diante desta situação, o MAS anunciou o ex-ministro da Economia Luiz Arce como candidato no novo pleito. A presidente interina, Jeanine Áñez, e outros seis candidatos estão na corrida eleitoral. De acordo com as pesquisas mais recentes, Arce aparece na frente com 26% das intenções de voto.

Mais cedo, Morales anunciou que seu advogado e ex-ministro do Interior, Wilfredo Chávez, havia se refugiado na embaixada argentina, em La Paz, denunciando que o governo interino de Jeanine Áñez tentara detê-lo. Da Argentina, Morales publicou no Twitter que a “ditadura” do governo atual tentaria “invadir os escritórios” de Chávez, que estava responsável por apresentar a candidatura do ex-presidente. “Wilfredo Chávez está seguro. Nos informaram que a ditadura queria detê-lo e invadiria seus escritórios. Um dos objetivos do golpe de 10 de novembro é eliminar o MAS (Movimento ao Socialismo), o maior movimento político da História”, postou o ex-presidente.

Foto: RONALDO SCHEMIDT / AFP

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.