A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou em nota nesta terça-feira (28) que aumentou o nível de alerta das equipes de vigilância epidemiológica e sanitária para o coronavírus, seguindo a orientação do Ministério da Saúde.
“A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde em sintonia com as Secretarias Estaduais de Saúde estão revisando a capacidade instalada de primeiros e testes diagnósticos para investigação e descarte de agentes etiológicos respiratórios conhecidos. Na oportunidade, recomenda-se cautela para se evitar medidas restritivas e desproporcionais em relação aos riscos para a saúde e trânsito de pessoas, bens e mercadorias. Também aguarda-se novas orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Não há até o momento nenhum caso suspeito na Bahia”, destacou a Sesab, em nota. O Hospital de referência é o ICOM – Instituto Couto Maia.
Devido a doença, o Salvador Bahia Airport informou, em nota, que está seguindo as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Neste sentido, a partir de hoje, serão veiculados avisos sonoros nos desembarque internacional e doméstico.
Além disso, a Concessionária reforçou informações de prevenção e controle aos funcionários do Aeroporto, especialmente aqueles que lidam diretamente com os passageiros e já iniciou a instalação de dispensers de álcool em gel em diversos pontos.
A Salvador Bahia Airport destacou também que não há voos diretos entre Salvador e Ásia atualmente.
A Comissão Nacional de Saúde da China informou nesta terça-feira (28) que mais 25 pessoas morreram em função de doenças provocadas pelo coronavírus, o que leva a contagem total de mortos do surto para 106. O número de casos confirmados no país chegou a 4.515, após 1.771 novas ocorrências terem sido contabilizadas.